LNCC Logo Grupo de Computação Quântica
Laboratório Nacional de Computação Científica
English Version  

A missão do grupo de computação quântica do LNCC é desenvolver pesquisa original nas áreas de computação quântica e informação quântica, supervisionar estudantes de mestrado e doutoramento, buscar colaborações nacionais e internacionais a fim de aumentar a qualidade da pesquisa desenvolvida pelo grupo, propor novas técnicas, seguir, e, se possível, participar do desenvolvimento do hardware quântico.

Para alcançar esta missão, o grupo de computação quântica desenvolve simulações computacionais de sistemas quânticos e computação quântica usando processamento de alto desempenho (PAD) empregando as seguintes linguagens: Python, C, OpenCL, Cuda, Neblina. O grupo também desenvolve simuladores para plataformas de PAD visando pesquisadores que trabalham tanto em computação quântica quanto em mecânica quântica. Os membros do grupo também usam linguagens de computação algébrica, com conhecimento avançado nas linguagens Mathematica e Maple.

O grupo organiza encontros científicos, workshops e palestras sobre computação quântica e áreas afins. Os membros do grupo costumam ministrar cursos de pós-graduação em computação e computação quântica e produzir material pedagógico.

Nosso grupo está localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), um instituto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na Cidade Imperial de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. As atividades de pesquisa do LNCC são geralmente direcionadas para a área de Computação Científica, propondo modelos matemáticos e computacionais para a resolução de problemas científicos e tecnológicos.

O que é Computação Quântica? A Computação Quântica é uma subárea da Ciência da Computação que desenvolve tanto a tecnologia computacional baseada nos princípios da teoria quântica quanto o software que é executado no computador quântico. Seguindo as leis da mecânica quântica, o computador quântico ganha grande poder de processamento pela capacidade de estar em vários estados e de realizar tarefas simultâneas. As primeiras idéias sobre a Computação Quântica foram introduzidas por Paul Benioff e Richard Feynman no início de 1980. Eles teorizaram um computador clássico operando com princípios da Mecânica Quântica, o que seria útil para simular eficientemente a Mecânica Quântica em si. Em 1985, David Deutsch publicou um artigo descrevendo a Máquina de Turing Quântica, e no começo da década de 1990, ele foi capaz de dar os primeiros exemplos de algoritmos quânticos mais rápidos do que os melhores algoritmos clássicos equivalentes. Desde então, a área aumentou exponencialmente. Um computador quântico universal de tamanho razoável ainda está além da capacidade tecnológica atual.

Bolsas de Pós-Doutorado: Presquisadores produtivos podem pleitear bolsas de Pós-Doutorado no LNCC. Existem bolsas disponíveis para visitas curtas (1 mês). [e-mail]

Novas Bolsas de Pós-Doutorado (2015-2017): Bolsas do projeto Ciência sem Fronteiras para trabalhar junto com o visitante PVE (veja Pessoas). [e-mail]

Alunos graduados: Estudantes podem nos enviar um e-mail (veja Contato) a fim de obter mais informações sobre cursos e orientação para Mestrado e Doutorado, financiados com bolsas da CAPES, FAPERJ e CNPq.

Orientação de Graduandos: Nosso grupo aceita alunos de graduação buscando realizar pesquisas através do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.

LNCC